Coleta Seletiva Solidária


CONFIRA A ROTA DO PROGRAMA!






      O Programa Municipal de Coleta Seletiva Solidária é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Areal, através da Secretaria de Meio Ambiente, e o Programa Coleta Seletiva Solidária do Instituto Estadual do Ambiente/INEA.

    Atuando nos Eixos Catador de Materiais Recicláveis, Gestor Público Municipal e Escolas Públicas, a Secretaria de Meio Ambiente, juntamente com o INEA, realizou ações da Fase de Estruturação do Programa no município e, atualmente, encontra-se na Fase Piloto, contando com um Galpão de Triagem e possibilitando a inclusão social e o início de uma nova etapa na melhoria da gestão de resíduos do município de Areal, em atenção às leis ambientais.



COMO FUNCIONA?

Você pode participar da seguinte forma:
  • o material pode ser disponibilizado na frente de sua casa, no dia da coleta e, de preferência, de forma suspensa!  Isso evita transtornos como derramamento dos materiais nas calçadas e contribui com a limpeza da nossa cidade!
  • Não é necessário a separação por tipo! Os materiais serão separados no Galpão de Triagem! O munícipe só precisa separar o material seco (reciclável) do úmido (não reciclável) e disponibilizar os recicláveis em sacos plásticos no dia da coleta seletiva!
As Escolas da Rede Pública de Ensino abrangidas pela Rota receberão os materiais recicláveis dos seus alunos! 



DICAS
  • Plásticos: lave-os para retirar restos do produto;
  • Vidros: lave-os e armazene-os de forma adequada a fim de evitar acidentes;
  • Metais: lave-os e, se possível, amasse-os para facilitar o armazenamento;
  • Papéis: podem ser armazenados diretamente nos sacos plásticos;
  • Óleo de cozinha usado: após esfriar, coloque em garrafas tipo PET, embalagens de amaciantes, ou outras semelhantes;
  • Lixo Eletrônico, Pilhas e Baterias: deverão ser entregues na Secretaria de Meio Ambiente.
LEMBRE-SE: não é necessário a separação do material reciclável por tipo, somente separar o seco do úmido!


Com a participação e colaboração de todos, o município de Areal avança na gestão de resíduos com a inclusão sócio-produtiva de materiais recicláveis, conforme estabelecido pela Política Nacional de Resíduos Sólidos.




ÓLEO DE COZINHA USADO

A Campanha de Coleta de Óleo de Cozinha, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente de Areal, visa à conscientização da população para a correta destinação do resíduo, além de contribuir para a redução da poluição dos nossos rios e córregos e ainda gerar renda para Cooperativa de Catadores do município.
Como participar:
Qualquer pessoa, condomínios, escolas, restaurantes, lanchonetes, e outros podem doar o óleo e contribuir com o meio ambiente! A Secretaria recomenda esperar o esfriamento do óleo e armazená-lo em garrafas plásticas (tipo PET), devidamente fechadas, e entregar ao caminhão da Coleta Seletiva!

O projeto é em parceria com a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis Luz do Sol e todo material coletado será revertido em renda para a Cooperativa.

Ações de consumo responsável geram menor impacto e contribuem para a qualidade da água que nos abastece.


Restaurante, lanchonetes e bares:
Solicite uma bombona para coleta do óleo através do nosso e-mail:
meioambiente@areal.rj.gov.br   ou   sec.ambientearealrj@gmail.com
ou ligue para 2257-3919 Ramal 212 e 214.




Nenhum comentário:

Postar um comentário